Conselho Científico Consultivo

Clara Rowland
Professora Auxiliar no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. O seu livro A Forma do Meio. Livro e Narração na obra de João Guimarães Rosa foi publicado em 2011 pela Unicamp (Brasil).

João Ferreira Duarte
Professor catedrático aposentado da FLUL e investigador do Centro de Estudos Comparatistas, tendo sido director do programa de pós-graduação em Estudos Comparatistas de 1995 a 2009. Leccionou, entre outras, disciplinas de teoria da literatura, literatura pós-colonial Africana e estudos de tradução. As suas publicações mais recentes incluem A lição do cânone: uma auto-reflexão dos estudos literários (Lisboa, 2006), a organização do volume A tradução entre cultura e etnografia (Lisboa, 2008), co-organização dos volumes Translation Studies at the Interface of Disciplines (Amesterdão, 2006),  Trans/American, Trans/Oceanic, Trans/lation: Issues in International American Studies (Newcastle upon Tyne, 2010), Europe in Black & White: Immigration, Race, and Identity in the “Old Continent”, Bristol, 2011) e de um número especial da revista Journal of Romance Studies (2011) intitulado “Fluid Cartographies – New Modernities”.

Luís Cerqueira
Nasceu em Lisboa em 1962. Fez os seus estudos na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fez o mestrado sobre o De Musica de Boécio e onde se doutorou em Literatura Latina em 2000, com uma tese sobre A música especulativa na tradição hispânica medieval. Realizou paralelamente uma formação musical no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, na área do órgão. É Professor Auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa, instituição em que tem leccionado Latim, Literatura Latina, Cultura Medieval, Música e Literatura. Colabora também com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, instituição em que tem leccionado Latim. As suas publicações incidem sobretudo nas áreas da épica latina, da musicologia antiga e medieval e das relações entre a música e a literatura.

Luísa Afonso Soares
Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas (FLUL/FCT). Doutorou-se em Literatura Alemã em 1997 com uma tese intitulada Imagens de Desejo e de Renúncia – Perspectivas do Feminino na obra de Jakob M.R. Lenz. Tem leccionado Literaturas de Expressão Alemã, História das Ideias Contemporâneas,  Estudos Culturais e Cultura Visual, a nível do 1ªe e 2ª Ciclos. É também nesta áreas que se inscrevem as suas publicações e participações em Congressos.

Paula Morão
Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalha em Literatura Portuguesa dos séculos XIX a XXI, Literatura Autobiográfica, Crítica Textual aplicada a textos modernos, relações entre Literatura e Artes. É membro do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dirigindo o Projecto AUTOBIO – Literatura Autobiográfica – Questões teóricas e corpora. Entre Abril 2007 e Novembro 2009 exerceu as funções de Directora-Geral do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura). Desde 2011, é Directora da Área de Literaturas Artes e Culturas, FLUL. Publicações: Irene Lisboa – Vida e escrita, 1989; António Nobre – Uma leitura do nome, 1991; Obras de Irene Lisboa, dez volumes, 1991–1999; Só de António Nobre (reprodução tipográfica da 2ªedição/ 1898), 2000; Salomé e outros mitos – O feminino perverso na Literatura Portuguesa entre o Fim-de-Século e ‘Orpheu’, 2001; Retratos com sombra – António Nobre e os seus contemporâneos, 2004; Helena Carvalhão Buescu e Paula Morão (eds.). Cesário Verde – Visões de artista, 2007; Paula Morão e Carina Infante do Carmo (eds.). Escrever a Vida – Verdade e Ficção, 2008; O secreto e o real – Ensaios sobre Literatura Portuguesa, 2011.